quinta-feira, 31 de maio de 2012

circunferência tangente aos eixos coordenados

Gente, o aluno Renato pediu que eu esclarecesse sobre a circunferência tangente aos eixos. Como não tenho talento para desenho rs optei por usar o CAR (programa compasso e régua que vocês encontram no endereço: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/ baixem a primeira versão porque a 2ª costuma dar erro de vez em quando com o java.


Link do Vídeo:  http://youtu.be/QnvYV2SUJxQ


Questão 4 a que me refiro no vídeo:
Uma circunferência é tangente aos eixos coordenados, e contém o ponto (1, -2). Quais são seu centro e seu raio?
Como desconhecemos o ponto do centro, no entanto sabemos que pertencem ao 4º quadrante porque x> 0 e y <0, usamos o ponto genérico (k, -k) como ponto do centro e k como seu raio porque se a circunferência é tg aos dois eixos, seu raio. O ponto 1 e -2 é um dos pontos de seu extremo. Então usamos a fórmula da distância para encontrar esses pontos:
(1 – k)2 + (-k + 2)2 = k2
1 – 2k + k2+ k 2 -4k + 4 = k2
K 2 – 6k + 5 =0
K = 1 ou k = 5
Portanto os pontos podem ser (1, -1) R= 1
Ou (5, -5) R=5

E na questão 1 letra c é:
Obtenha a equação da circunferência de centro C (-2, 4) tangente ao eixo das ordenadas.

OBS: Eu poderia ter regravado o vídeo, mas como foi o primeiro vídeo que gravei para tirar dúvidas quis deixar como saiu de primeira. Das próximas vezes capricharei mais, olha só o que vocês me fazem produzir hein e bem na hora do jornal nacional rs


Nenhum comentário:

Postar um comentário